Mariana Pavan

26 de set de 20221 min

Como as buchas aguentam tanto peso?

Você já parou pra pensar como é que as buchas, essas pecinhas de plástico tão simples e que parecem tão frágeis dão conta de segurar tanto peso na parede?

Os diferentes tipos de bucha

Pois é, eu falo sempre que, quando a gente vai pendurar alguma coisa, existe um trabalho conjunto entre a parede, a bucha e o parafuso.

A parede precisa estar íntegra e em boas condições pra conseguir segurar a carga que vamos pendurar nela.

As buchas fazem o trabalho mais importante, que é ficar ali agarradinha às paredes do furo, dando firmeza ao que a gente pendurou.

E os parafusos são os melhores amigos das buchas. São eles quem "ativam" o poder de fixação das buchas, e eles fazem isso expandindo o corpinho delas.

Sim, é exa tamente isso que acontece quando a gente coloca as buchas na parede e prende com um parafuso - elas se expandem a ponto de ficarem mais largas do que quando entraram, e é isso que garanta que elas fiquem firmes dentro do furo.

Se a gente pudesse ter uma "visão de raio-x" dentro da parede, veríamos algo mais ou menos como essa foto ao lado, as buchas parecendo deformadas dentro da parede.

Mas, é justamente essa expansão que garante que, mesmo se a gente puxa com muita força, elas não vão sair. E com isso, nossos quadros e prateleiras também não vão cair.

Se você quer ver esse processo acontecendo beeem na sua frente, esse vídeo abaixo traz mais explicações e ajuda a gente a entender direitinho o que rola com elas:

Para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se nocanal do YouTube

    490
    0