O AGILIZALAB

O  Agiliza Lab tem a proposta de resgatar e explorar conhecimentos e habilidades cotidianas que facilitam nosso dia a dia, como um espaço mão-na-massa de aprendizagem prática e experimentação.

Nossa crença é a de que criar e consertar as coisas  muda a relação com nós mesm@s, nossa casa, objetos e o ambiente que nos cerca - abrindo um mundo de possibilidades criativas.

 

Também, nos faz repensar nosso consumo, autonomia e independência nas demandas que a vida nos traz.

HISTÓRIA E VISÃO DO AGILIZA LAB

O Agiliza Lab nasceu em 2017, com os workshops de manutenção residencial, para ensinar (principalmente) às mulheres como resolver pequenas manutenções residenciais de forma mais independente.

A cada turma, fomos percebendo o impacto disso em suas vidas, em termos de autonomia, mas também de economia e autoconfiança.

 

Foi também ficando claro o quanto este fazer, criando ou consertando algo, é veículo e caminho para se trabalhar várias outras questões, internas e externas.

 

Assim, unindo o sonho inicial à percepção concreta do impacto destes conhecimentos, hoje nos apoiamos em três pilares:

autonomia e

independência

Se eu sei fazer, eu faço no meu tempo e não dependo da agenda ou disposição de outras pessoas. Faço do meu jeito. A sensação de “problema resolvido” e o poder de intervir nos espaços reforça nossa autonomia, autoestima e autoconfiança. E quando superamos alguma dificuldade ou resistência, isso nos faz questionar: que outras limitações será que eu também consigo superar?

Certos serviços de manutenção residencial são bem caros, frente à sua baixa complexidade. Saber consertar as coisas é um movimento com impacto financeiro direto, pois elimina o custo de um serviço terceirizado. Ainda, nos dá uma dimensão clara do nosso impacto no ambiente que nos cerca e nos permite estender a vida útil dos objetos, evitando a troca ou descarte desnecessário.

economia e consumo consciente

o resgate do

"saber fazer"

Se dedicar a criar, construir e materializar algo é um caminho com muitas dimensões. Neste processo, descobrimos preferências, habilidades, dificuldades, resistências e mais uma série de aspectos do nosso mundo interno, cheio de prazeres e desafios. Acreditamos que, trazer a atenção para o que acontece dentro, quando fazemos algo fora, pode ser bastante rico e revelador. Cada umx no seu tempo e à sua maneira.

PRAZER,MARI

Sou a Mariana Pavan, idealizadora do Agiliza Lab e instrutora do workshop  “Deixa Que Eu Faço”, apaixonada por conhecer e explorar soluções práticas e que facilitem a vida. Já trabalhei em temas e ambientes bem diversos, indo desde a área ambiental e inovação social, até design e facilitação de processos e diálogos colaborativos.

Deste histórico com eventos e pessoas, minhas habilidades e curiosidade em consertar coisas e a filosofia de que a vida é mais divertida quando a gente cria e intervém no nosso próprio espaço, nasceu o DQEF. Assim, este workshop traz muito dos meus aprendizados pela vida, mas também treinamentos técnicos específicos, para aprofundar técnicas e conceitos dados no curso.

Falo rápido, não jogo nada fora sem antes tentar consertar e tenho sido muito, muito feliz com essa caminhada no Agiliza Lab.

Olá,MARI também!

Meu nome também é Mariana e sou o braço-direito da Mari Pavan no Agiliza Lab. Sempre fui bem orgulhosa da minha caixa de ferramentas e de tudo que meu pai me ensinou sobre esse universo!

 

Sou louca por soluções simples e pelo uso da criatividade para resolver questões que parecem complexas (as famosas gambiarras). 

 

Além de monitora do workshop  “Deixa Que Eu Faço”, cuido da produção e correrias diversas do Agiliza Lab, pensando com carinho em todos os detalhes e nas diferentes formas de fazer com que os workshops sejam uma experiência bem especial para cada uma das participantes (e para nós, também : ) )

feito com     Agiliza Lab 2019