top of page
Buscar

4 dicas para escolher a tinta certa!


Se você já entrou em alguma loja de tinta e se sentiu totalmente perdida com tantas opções e tipos a escolher, saiba que você não está sozinha!!


Realmente, hoje em dia existe uma infinidade de tipos de tintas, com características e objetivos diferentes, o que pode dificultar na hora de escolher. Por isso, hoje trago aqui quatro dicas pra te ajudar a comprar uma tinta adequada à sua necessidade!



1 - O TIPO


Nas paredes de casa você deve usar tintas que sejam base água, principalmente as látex/PVA e as acrílicas.


As tintas acrílicas são mais fáceis de achar e são mais diversas em termos de opções de cores e características, então pode comprar uma dessa que vai servir tranquilamente pra pintar suas paredes





2 - O AMBIENTE


Existem tintas específicas apenas para ambientes internos, e outras que servem tanto para internos quanto externos.


Esse é um ponto bem importante pois, se você usar uma tinta indicada para pintura de ambiente interno em alguma área externa (ex quintal ou muro externo) sua durabilidade será muito menor e ela vai se desgastar muito rápido.





3 - O ACABAMENTO


O acabamento pode ser definido como a "cara" que a pintura vai ficar e se relaciona principalmente ao aspecto em termos de brilho da tinta. Além da questão estética, existem também diferenças importantes em termos de lavabilidade e resistência das tintas - quanto mais brilho ela tiver, mais lavável e resistente ela será.



Os principais acabamentos disponíveis são:


  • Fosco - esconde mais as imperfeições da parede, mas mancha/desgasta mais rápido. É uma tinta mais fácil de ser usada por quem é iniciante.


  • Acetinado - tem um toque bem leve de brilho e resiste mais à abrasões, manchas e arranhados. Exige mais prática na hora da pintura, pois é mais fácil de deixar manchas (durante a pintura em si)


  • Semi-brilho - indicado para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, e bastante lavável e resistente. Mas, muita gente não gosta do aspecto com mais brilho.



4 - A QUALIDADE


A qualidade da tinta se refere principalmente à durabilidade e cobertura dela e existem 3 tipos:


econômica - é mais barata, mas rende menos e não tem muitas opções de cores. Bom pra teto e antes de entregar o apê.


standard - tem melhor cobertura e durabilidade, é a que eu mais uso!


premium - custa mais caro mas tem melhor cobertura, rendimento e durabilidade.



Sabendo "decifrar" o que é cada informação que a lata traz, você tem muito mais condições de entender e identificar qual é o melhor tipo para o seu caso.


Já ficou mais fácil decidir, né??? Para mais dicas como essa, volte sempre aqui no blog e siga também o Agiliza Lab nas redes sociais!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page