O Agiliza Lab nasceu em 2017 como um workshop de manutenção residencial,  

com a proposta de ensinar, na prática, como resolver pequenos reparos em casa, com mais autonomia e segurança.

A capacidade de criar e consertar as coisas muda a nossa relação com alguns desafios que aparecem em casa, como consertar uma torneira, trocar uma resistência de chuveiro ou instalar uma prateleira nova.

 

Este tipo de conhecimento nos dá mais autonomia e independência, ajuda na hora de negociar com prestadorxs de serviços e abre todo um universo de possibilidades criativas!

 

Para nós, mulheres, é também a oportunidade de explorarmos um tema e um mundo majoritariamente masculino, que tantas vezes já ouvimos que não nos pertence. 

 

Aprender algo novo, desafiar preconceitos e inseguranças, questionar padrões impostos e se aventurar por mundos desconhecidos, fortalecendo nosso próprio senso de autonomia, nos permite acessar uma potência interna que expande nossas possibilidades e nos revela vários talentos e habilidades.

 

Hoje, além de ensinar como empunhar uma furadeira e instalar uma prateleira, desenvolvemos 4 dimensões que consideramos fundamentais:

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

A sensação de problema resolvido e a segurança de conseguir intervir nos espaços que nos cercam reforça nossa autonomia e autoconfiança. Quando superamos uma dificuldade ou aprendemos algo novo, isso nos faz questionar: quais outras limitações eu também posso enfrentar?

Saber consertar as coisas tem um impacto financeiro direto, pois elimina o custo de um serviço terceirizado. Nos dá ainda uma dimensão do nosso impacto no ambiente e nos permite estender a vida útil dos objetos, evitando descartes desnecessários.

ECONOMIA E CONSUMO CONSCIENTE
O RESGATE DO SABER FAZER

Dedicar-se a criar e materializar algo é um caminho que nos permite descobrir talentos, habilidades, dificuldades e vários aspectos do nosso mundo interno. Trazer atenção para o que acontece "dentro", enquanto fazemos algo "fora", é bastante rico e revelador e nos aproxima da gente mesma.

SIM, ISSO TAMBÉM É COISA DE MULHER

A importância de dissolvermos a visão de que “isso é coisa de homem e aquilo de mulher”. Nosso trabalho é também de fazer com que nós, mulheres, possamos nos apropriar de um mundo que disseram não ser nosso e de criar mais e mais referências femininas neste tema.

 

Ah, e sobre a gente:

Mariana Pavan

Oi, eu sou a Mari Pavan, fundadora do Agiliza Lab e instrutora dos workshops! Sou apaixonada por conhecer e explorar soluções práticas e que facilitem a vida (tá, pode chamar de gambiarra também :P).

Já trabalhei em projetos e temas bem diversos, sendo gestora de projetos na área ambiental e de inovação social e também com design e facilitação de processos e diálogos colaborativos.

 

No Agiliza, conecto minhas habilidades práticas com experiências anteriores em facilitação de diálogos e inovação, pois acredito que o processo é tão importante quanto o conteúdo. Por isso, coloco muita atenção e dedicação em criar uma experiência e uma didática que seja simples, leve e sempre divertida.

Além dos workshops, também trago a história e experiências do Agiliza, bem como seus impactos positivos, por meio de palestras, rodas de conversa e apresentações gerais.

Mariana Prado

Eu sou a Mari Prado, a outra Mariana que faz o Agiliza Lab acontecer. Sempre fui bem orgulhosa da minha caixa de ferramentas e de tudo que meu pai me ensinou sobre esse universo!

 

Sou uma grande entusiasta da cultura maker e acho essencial pensarmos em soluções simples, usando a criatividade para resolver questões que parecem complexas.

 

Cuido da produção dos workshops presenciais e correrias diversas do Agiliza Lab, sempre pensando com carinho em todos os detalhes e nas diferentes formas de fazer com que eles sejam uma experiência bem especial para cada uma das participantes (e para nós, também : ) )

Outras mulheres que nos apoiam

E aí, também tá afim de aprender a fazer e se virar?

©2020 Feito com <3 por AgilizaLab