Buscar

Cabo elétrico: tem cor certa?

Se você já olhou para qualquer instalação elétrica em casa (tomada, chuveiro, etc.) viu que existem cabos elétricos de diferentes cores. Podem ser pretos, brancos, vermelhos...


Será que essa escolha de cores é aleatória?

Afinal, existem cores específicas para eles?


A resposta é: sim!!


A NBR5410, norma brasileira que diz respeito às instalações elétricas de baixa tensão determina que os fios tenham cores específicas, de acordo com a sua função.


Isso garante a normatização das instalações e facilita e aumenta a segurança na hora de fazer alguma manutenção, pois é possível identificar visualmente cada fio.


As cores determinadas para cada condutor são:


- FIO TERRA - devem ser instalados com cabos de cor verde, ou verde com amarelo


- FIO NEUTRO - devem ser instalados com cabos de cor azul


- FIO FASE - devem ser instalados com cabos de outras cores, que não as acima, sendo que as mais comuns são preto, branco e vermelho. Os cabos amarelos são muito utilizados como retorno, ou seja, o cabo que liga o interruptor à lâmpada.


É verdade que muitas instalações não seguem esse padrão e têm os cabos todos da mesma cor, ou até mesmo de cores trocadas. Essa situação é muito comum em casas mais antigas, visto que a NBR5410 é uma norma de 2004.


Mas, mesmo hoje ainda existem muitos profissionais que fazem cabeamento fora dos padrões. Por isso, esteja atenta na hora de conferir a instalação em sua casa!


O vídeo abaixo traz algumas informações complementares, pra você nunca mais se confundir ou pagar por um serviço fora da norma:




Para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo