Você vai se mudar e precisa cobrir os furos das prateleiras e quadros antes de entregar o apê. Ou, quer mudar todos esses itens de lugar.
Você usou a furadeira e, por algum motivo, o furo não saiu exatamente como você esperava.
Agora, me toca chamar alguém pra consertar. Certo?
Não, não precisa chamar ninguém. Esse é um conserto bem fácil e rápido de resolver, além de ser bem barato. Numa tacada só, te garanto que você consegue tapar todos os furos de casa.
Muita gente pergunta da boa e velha gambiarra de usar pasta de dente pra cobrir furos na parede. Já te adianto que essa é a situação mais temporária possível, pq a pasta de dente resseca e vai cair.
Se você fez isso pra entregar o apê, lembra que você tá postergando esse problema pra próxima pessoa que for morar lá, então, sejamos mais bacanas né?
MATERIAIS
Você vai precisar de:
gesso em pó
água limpa
um potinho e colher pra misturar
uma folha de lixa 220 (vermelha, para massa)
fita crepe
espátula de celulóide
Sobre as lixas: as lixas vermelhas geralmente são adequadas para lixar parede/massa, mas confira a que você comprar.
Elas trazem um número atrás (80, 150, 220, etc.) que é a gramatura da lixa - quanto mais baixo esse numero, mais abrasiva ela é, ou seja, você vai usar pra tirar excessos mais “grossos”, enquanto que lixas de gramatura mais alta servem para o acabamento final e lixagens mais delicadas.
Então, bora entender como faz:
Passo 1 - Tire as buchas e proteja os furos: O ideal é que você tire as buchas que estão dentro de todos os furos que serão cobertos. Caso eles nãos saiam, você pode empurrá-los pra dentro da parede, caso haja espaço.
Se você proteger o redor do furo com fita crepe, isso vai te dar bem menos trabalho na hora de lixar, porque fica só o excedente do gesso bem ali no furinho, que precisa ser lixado.
Passo 2 - Prepare o gesso: aqui não tem muito medida padrão, você coloca o pó
de gesso num potinho e vai colocando água aos poucos e misturando pra formar uma massa.
Importante: pra você saber a consistência correta, você tem que lembrar que precisa de uma massa consistente o suficiente pra conseguir pegar com a espátula e colocar no furo sem ela escorrer.
Ou seja, não pode ser líquida demais, porque senão ela vai escorrer e não vai tapar o furo, mas também não pode ser seca e esfarelenta demais, que você nem consegue modelar dentro do furo.
Passo 3 - Aplique no furo: pegue a espátula e, com um dos cantinhos dela, coloque um pouco da massa de gesso e aplique sobre o furo (já protegido com fita crepe). Aperte um pouco, para o gesso entrar dentro do furo e cobrir o buraquinho. Tente deixar um pouco mais saliente do que a superfície da parede, mas não muito.
Passo 4 - Senta e espera: agora, você precisa esperar entre 10 a 15 minutos (na média), pro gesso secar e você poder lixar. Ele deve estar parecido com a parede, sem cara de “massa úmida”.
Passo 5 - Hora de lixar: tire a fita crepe do redor do furo, pegue sua folha de lixa e dobre em quatro, rasgando um desses pedaços e lixando o excesso de gesso. Aqui, você pode começar com uma lixa mais grossa (tipo 150) e quando tiver só mais um pouquinho de gesso para lixar, fazer o acabamento com uma mais fina (tipo 220).
Passo 6 - Limpe e aprecie: prontinho, seus furos estão lindos e cobertos. Dê uma limpadinha no pó com um pano seco e, caso a cor do gesso tenha ficado ainda meio acinzentada, ela tende a ficar mais branca conforme vai secando totalmente.
Esse vídeo aqui mostra todo esse passo a passo, caso você prefira assistir : )
Se gostou, se inscreva no canal do Agiliza Lab no YouTube e deixa lá um comentário pra mim!
Comments