top of page
Buscar

Como escolher o chuveiro certo

Você sabia que não é qualquer chuveiro que você pode escolher pra sua casa?


Pois é! Hoje vamos entender o que você precisa saber (e checar na sua casa) para escolher um chuveiro elétrico de forma segura.


Primeiro, precisamos entender que o chuveiro elétrico é um equipamento que demanda BASTANTE corrente elétrica! E justamente por conta disso ele exige que a estrutura elétrica da sua casa (fiação e disjuntor) estejam adequados para o chuveiro que você quer.


Por isso, sempre que você for comprar um chuveiro novo, existem três especificações muito importantes que você precisa observar, que são:



TENSÃO ELÉTRICA: se o chuveiro é 127v ou 220v - ele deve ser compatível com a tensão que está disponível no ponto onde você quer instalar


DISJUNTOR: qual a capacidade do disjuntor que você deve ter em casa para suportar a corrente demandada pelo chuveiro


FIAÇÃO: qual a seção (grossura, bitola) da fiação que deve alimentar o seu chuveiro



MAS ONDE EU VEJO ISSO???


Estas informações vêm escritas tanto na embalagem do chuveiro quanto no próprio corpo dele (o que ajuda muito, porque a primeira coisa que a gente faz é jogar a caixa fora). Veja só:


A figura ao lado traz um exemplo de especificações que vêm descritas na embalagem de um chuveiro.

Ela traz informações como marca, modelo, potência e indica qual o disjuntor e a fiação necessárias:


disjuntor: 40 ampères

fiação: 6mm2



E abaixo outro modelo, com as especificações apresentadas diretamente no corpo do próprio chuveiro:



Neste caso, o disjuntor exigido por este chuveiro é de 30 ampères (30A) e a fiação de 4mm2.



E SE MEU DISJUNTOR OU FIAÇÃO FOREM DIFERENTES??


Se você instalar um chuveiro muito potente e tiver um disjuntor de capacidade menor do que a exigida, ele vai ficar desarmando todo o tempo, pois não suporta a corrente demandada.


Se você tiver um disjuntor de capacidade maior do que a exigida pelo seu chuveiro, você corre o risco de sobrecarregar a fiação e até causar um eventual incêndio, sem que o disjuntor consiga identificar essa sobrecarga (caso a fiação seja mais fina do que o necessário).



Tá, mas e aí, eu preciso reformar a elétrica da minha casa toda?


Não necessariamente.


Se você precisa trocar seu chuveiro elétrico e não quer substituir a fiação e o disjuntor que já tem instalado, você deve comprar um chuveiro cujas especificações sejam iguais às que você tem aí (capacidade do disjuntor e grossura da fiação).


Caso você faça questão de ter um chuveiro bem potente, que exija fiação mais grossa e disjuntor de maior capacidade do que os existentes na sua casa, então você precisa chamar uma eletricista e fazer o ajuste deste circuito elétrico específico.


Em muitos casos basta substituir o disjuntor e a fiação apenas do chuveiro, sem precisar mexer na fiação da casa toda. Mas, quem deve avaliar isso é uma profissional habilitada, que vai checar se essa mudança implica ou não na necessidade de outros ajustes.



Para te ajudar a entender esse tema, tão importante, em mais detalhes, eu explico isso tudinho nesse vídeo aqui:



E para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page