Buscar
  • Mariana Pavan

Na hora de furar parede: como evitar canos e fiações

Atualizado: Ago 18

Uma das perguntas mais comuns na hora de usar a furadeira é:


Mas e se eu acertar um cano ou uma fiação?


Dá medo mesmo, porque afinal, vai te causar um belo transtorno ter que chamar uma encanadora ou eletricista pra consertar o estrago.


A boa notícia é que tem uma regra que te ajuda MUITO a reduzir o risco de furar algo que você não quer: a regra da cruz.


Ela tem esse nome porque consiste, justamente, em traçar uma linha vertical e uma horizontal (formando uma cruz) a partir de pontos de atenção.


Os pontos de atenção são coisas que estão na parede e que a gente sabe que tem um cano ou um cabo elétrico chegando ali, ou seja: torneiras, registros de água, tomadas, interruptores, entre outros.




Quando eu olho pra torneira, eu sei que tem um cano que chega ali, mas eu não sei de onde ele vem nem pra onde vai.


Mas, eu sei que, no geral, encanamentos e fiações chegam em linhas retas (no geral, tá?) então, quando eu traço uma cruz a partir destes pontos de atenção, eu crio faixas onde sei que não devo furar. Fica assim, ó:



Importante: considere uma faixa de uns 10 - 15 cm de largura nestas linhas, pra te dar uma margem de segurança.



E existem paredes como essa abaixo, onde tem muitos pontos de atenção - aí o ideal é nem furar!



É importante dizer que, como toda regra, existem suas exceções. Muitas vezes a fiação ou encanamento pode chegar na diagonal, mas aí só de olhar você não tem muito como saber.


A maneira mais garantida de furar com segurança é olhando o mapa/planta da sua casa ou apartamento, que localiza todas essas estruturas. Mas, em muitos casos esse documento nem existe, aí fica difícil saber. Existem também scanners de parede, que indicam se tem algo ali, mas geralmente custam bem caro.



Além da regra da cruz, tem outras dicas que te ajudam, que são:

  • Se sua casa for sobrado, pense no caminho que os canos podem fazer entre um andar e outro (por exemplo, tome cuidado em furar paredes que ficam logo abaixo dos banheiros)

  • Sempre olhe também o que tem do outro lado da parede, já que de um lado você pode olhar e não ter uma tomada, uma torneira, nem nada - mas do outro lado ela ser a parede da lavanderia, banheiro, etc.

  • Algumas casas tem também canos de escoamento de águas pluviais - é bom tentar identificar onde eles estão localizados.

  • Tenha atenção redobrada ao furar paredes onde têm encanamentos de gás, ou então canos de escoamento de água do ar condicionado.



Mas... toda regra tem uma exceção


A regra da cruz te salva da maior parte dos perrengues, tá? Mas, existem algumas exceções, como encanamentos e fiações que foram puxados depois do apê pronto e que não entraram na planta.


Outra exceção bem importante a se observar é a questão das prumadas, que são colunas verticais de encanamentos, que passam por todos os andares de um prédio.


Geralmente, você consegue identificar as prumadas no seu apartamento quando existem recortes na parede, como esses dois abaixo. É importante estar atenta porque nas paredes que recobrem as prumadas geralmente não existem torneiras ou pontos que indicam que ali existem encanamentos, então você tem que reparar nos recortes e entradas das paredes.





Por isso, é sempre bom checar a planta do imóvel. Caso você não tenha, vale bater um papo com a pessoa que faz a zeladoria do prédio ou síndico/síndica pa saber onde ficam as prumadas e evitar (evitar MESMO) furar essas paredes.



Respeitando esses limites e estando atenta a estes detalhes, você já evita a maior parte dos riscos e consegue se aventurar pelo mundo da furadeira com mais segurança :)


Se você quer ver tudo isso explicadinho em vídeo, dá uma olhadinha aqui, ó:



48 visualizações

©2020 Feito com <3 por AgilizaLab