top of page
Buscar

O jeito mais fácil e seguro de instalar chuveiro elétrico

Uma das coisas que o pessoal mais me pede pra ensinar ou tirar dúvida é: como instalar chuveiro elétrico com segurança!


E claro, a dúvida faz todo sentido, afinal chuveiro elétrico é um equipamento que demanda bastante corrente elétrica e há cuidados bem importantes que devemos tomar durante sua instalação.


Vale dizer que antes de pensar em como você vai fazer a instalação dele lá na parede, você tem que garantir que o modelo que você comprou está adequado à sua estrutura elétrica, ou seja, que a potência dele é compatível com o disjuntor e a fiação que você tem aí.

Ficou confusa? Então vem ver esse vídeo aqui.


Mas, esse post é pra falar sobre como fazer a instalação de forma segura!


Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa).


E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.


Um dos conectores mais conhecidos (e usados) nos chuveiros é o conector de porcelana:


Conector de porcelana

Essa pecinha faz a conexão por meio de parafusos, que prendem os cabos elétricos do chuveiro e os da sua casa e é uma alternativa mais fácil pra quem não se sente segura de usar a fita isolante.


Um cuidado importante é garantir que o conector que você escolheu comporte a corrente que o seu chuveiro demanda, e isso você vê na parte de trás dele:


O conector de cima aguenta até 50 ampères (50A) e o de baixo ate 25 A.



Conector Wago

Mas, pessoalmente, a solução que eu acho mais prática, fácil e segura são os conectores automáticos, que tem a marca Wago como referência. Você só precisa desencapar a pontinha dos cabos, colocar no conector e abaixar uma alavanquinha, e beijo tchau: tá pronto!






Cada conector vai fazer a ponte entre um dos cabos. No caso do seu chuveiro, se ele tiver fio terra você vai precisar de três conectores. Se não, só de um:


Esquema de instalação, com fio terra

Os conectores diminuem bastante nossa margem de erro, porque têm menos passos necessários, além de terem uma durabilidade muito boa.


Pra ver o passo a passo completinho, desde a instalação hidráulica, assista ao vídeo abaixo e me conta o que achou :)



E para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube

1.829 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page