top of page
Buscar

O que é o torque da parafusadeira?

Você, que tem em casa uma parafusadeira, já reparou que em alguns modelos vem um monte de numerozinhos na frente dela? Você sabe o que eles são e pra que servem?


Controle de torque da parafusadeira


O TORQUE

Estes números, que geralmente vão de 1 a 15 ou até 20 representam o TORQUE da sua parafusadeira.


O torque pode ser definido como o tanto de força que a parafusadeira vai exercer sobre o parafuso que está sendo apertado.


Ao mudar a regulagem do torque (selecionar números maiores ou menores), conseguimos controlar ou graduar essa força.



POR QUE ESSA REGULAGEM É IMPORTANTE?

Esse controle te ajuda a evitar danos nos materiais que você estiver parafusando, ou até mesmo no próprio parafuso.


Ao selecionar torques mais baixos, a sua parafusadeira vai parar de girar (ou seja, parar de exercer força sobre o parafuso) ao menor sinal de resistência. Com isso, você evita rachar ou "enterrar" o parafuso em materiais mais sensíveis.


Já quando você seleciona torques mais altos, sua máquina vai operar com uma força muito maior, sem travar mesmo quando o parafuso oferece resistência. É o caso de instalação de parafusos em buchas nas paredes, alguns móveis, etc.


O ideal é sempre começar por torques menores e ir testando qual é o torque certo, que garanta um bom aperto dos parafusos mas sem correr o risco de apertá-los ou forçá-los excessivamente.


O vídeo abaixo traz mais informações, que podem te ajudar a usar melhor sua parafusadeira:





E para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se nocanal do YouTube

1.471 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page