Buscar

Por que tomamos choque ao abrir o chuveiro?

Se tem uma coisa que IRRITA a gente é ir tomar aquele banho delícia e tomar um choque ao abrir o registro do chuveiro!


Eu digo sempre que não é um choque forte o suficiente pra te machucar, mas é forte o suficiente pra te irritar. Mas afinal, por que isso acontece?



O FIO TERRA

Quem tem responsabilidade direta nesse problema é o fio terra!


Esse problema acontece em chuveiros onde não existe aterramento, ou seja, que não tem o fio terra conectado neles.


O fio terra, de maneira bem simples, atua como um "escoador de elétrons", ou seja, ele joga pra terra mesmo o que a gente chama de corrente de fuga. Ou, pra facilitar o entendimento, os "pedacinhos" de energia que fogem de onde eles deveriam estar.


Neste caso, eles fogem ali da resistência do chuveiro e ficam meio zanzando pela água da tubulação, dos registro... e quando a gente encosta a mão pra abrir o chuveiro, PÁ! Eles vêm pra nossa mão e a gente toma esse choquinho.


Quando o chuveiro tem aterramento, o fio terra já pega esses pedacinhos de energia e joga lá pra terra, evitando assim que eles venham pra sua mão e você tome esse tão irritante choquinho!



COMO RESOLVER?


Pra resolver de vez esse problema, só mesmo fazendo o adequado aterramento das instalações elétricas, porque assim qualquer elétron que der uma fugidinha já vai ser capturado e escoado pelo fio terra.


A questão é que tem MUITAS casas (mais da metade das residências no Brasil) que não têm aterramento. É sim possível fazer numa casa ou apartamento que já está construído e para isso é fundamental que você contrate uma eletricista capacitada para fazer o serviço.


Mas, caso não dê pra fazer o aterramento agora, o vídeo abaixo traz algumas dica pra te ajudar a lidar com esse problema, além de explicar com mais calma como esse fenômeno acontece:




E para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo