top of page
Buscar

Segurança com a serra circular

Ao usar ferramentas de corte, como a serra circular, nossa primeira preocupação deve ser com a nossa própria segurança!


Garantir uma adequada regulagem da máquina, usar os discos certos, prender as peças de maneira firme e usar EPIs são parte da lista de cuidados que ajuda, e muito, a evitar acidentes.



Se você está começando a usar sua serra circular, esse post então é pra você! Hoje trago aqui 10 dicas importantíssimas pra garantir sua segurança na hora de usar sua serra.




10 - Use sempre EPIs

O uso de equipamentos de proteção individual é absolutamente fundamental e indispensável! São eles quem garantem a nossa segurança e evitam machucados e acidentes.


Ao operar a serra circular, é importante que você use:

  • Óculos de proteção

  • Máscara

  • Protetor auricular

  • Calça comprida e sapatos fechados

  • O uso de luvas é opcional e, caso for usá-las, use um modelo bem ajustado à mão, evite as luvas de algodão e outras que soltem fiapos (que podem se enroscar na máquina)


9 - Faça toda as regulagens e colocação dos discos com ela fora da tomada

Essa dica vale para qualquer máquina elétrica: a última coisa que você faz, logo antes de iniciar o corte, é colocar sua serra na tomada.


Esse cuidado é importante para evitar que você acione a máquina sem querer e ela funcione sem que você esteja preparada para isso. Então, colocar o disco, regular a altura da base, angulação, tudo isso é feito com ela FORA DA TOMADA!



8 - Use discos adequados para cada material

Existem diferentes tipos de discos para a serra circular, de acordo com o tipo de madeira ou material (ex. MDF) e o tipo de acabamento que você deseja.


Quanto menor o número de dentes de um disco de corte, mais rápida será sua velocidade de corte, porém seu acabamento será mais grosseiro. Um disco de 24 dentes, por exemplo, se encaixa neste caso.


Já com um disco com um número maior de dentes (de 48 para cima), a velocidade de corte será levemente menor, mas o acabamento será muito mais fino. Estes discos são indicados para trabalhos com movelaria e peças que precisam ficar mais lisinhas.


7 - Sempre apoie a duas extremidades da peça a ser cortada

Nunca apoie uma ponta da tábua na bancada e deixe a outra solta, para cair após o corte. Isso pode, além te atingir suas pernas ou pé, prensar o disco durante o corte e dar um tranco ou coice na máquina.


O ideal é sempre deixar as duas pontas/extremidades da madeira bem presas e apoiadas.



6 - Prenda a peça que você vai cortar com grampos e sargentos

Além de apoiar as extremidades da peça, é fundamental que ela esteja bem presa e firme em uma bancada ou outra superfície de apoio. Você pode usar grampos e sargentos para isso.


Nunca segure a peça de corte com uma mão enquanto opera a máquina com a outra!



5 - Cuidado com as mãos

Esteja sempre atenta à posição das suas mãos, mantendo elas distantes da rota de corte e sempre em lugar visível. O ideal é sempre operar a máquina com uma mão e usar a outra como apoio/segurança.



4 - Nunca "de ré" com a serra

Se durante um corte você perceber que há algo meio errado, nunca puxe a serra "de volta". Sempre tire o dedo do gatilho, espere a máquina parar de girar e então tire a serra da peça.


Puxar a serra pra trás (ou "dar ré com ela") é bastante perigoso e pode fazer com que ela dê um tranco inesperado.



3 - Não comece o corte com a lâmina encostada na madeira

Outra dica que vale pra qualquer máquina de corte: nunca inicie um corte com a lâmina encostada na madeira. O ideal é sempre deixar ela apoiada, porém com uma folga entre a serra e a madeira, então funcionar a máquina e entrar com ela na madeira, iniciando o corte.



2 - Deixe o cabo de energia para trás de você

Na hora do corte é fundamental eliminar qualquer eventual imprevisto. Especialmente em peças mais longas, é comum ir "andando" com a máquina conforme avançamos no corte e, para isso, é preciso evitar que o fio da serra se enrosque na sua perna ou pé.


Então, ao colocar a máquina na tomada, coloque o fio sempre para trás do seu corpo, evitando assim se enroscar nele.



1 -Atenção, atenção, atenção!

Além de todas essas dicas, esteja sempre MUITO atenta durante o corte. Garantir as mãos firmes, a atenção e o cuidado durante o serviço ajuda muito a evitar imprevistos e acidentes.



E para te ajudar a ter ainda mais segurança na hora de usar sua máquina, trago aqui dois vídeos bem completos pra te ajudar aí nessa missão:





Para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube

1.840 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page