top of page
Buscar

Tubo termoretrátil - salvando cabos e fones de ouvido

Um problema comum que acontece com cabo USB e fones de ouvido é quando eles se partem bem na pontinha, com o desgaste do tempo e também de deixá-los soltos na bolsa ou mochila.


Cabo danificado

A primeira opção que muita gente pensa é na fita isolante. Mas, ela sempre se solta ou fica cheia de pontas, o que acaba deixando um acabamento muito ruim.



QUEM TE AJUDA COM ISSO: O TUBO TERMORETRÁTIL


O tubo termoretrátil é um material isolante e que, como o próprio nome diz, se retrai quando aquecido, se ajustando à superfície onde foi colocado.




Também chamado de "espaguete termoretrátil", ele é vendido em diferentes cores e tamanhos e é importante você medir o tamanho das extremidades do seu cabo ou do conector do fone para garantir que ele passe pelas pontas e também que não fique folgado demais.




E COMO USA???


Tendo comprado o tubo na cor escolhida e no tamanho ideal, você passa ele pelo fio/cabo e coloca o tubo no local que quer isolar ou proteger.


Então, é preciso aquecê-lo bastante, para que ele possa se retrair. Você pode fazer isso usando um soprador térmico ou então um isqueiro, tomando bastante cuidado para não queimar o material.


Um jeito fácil é acender o isqueiro e passar a chama a uma certa distância, sempre movimentando a chama, sem deixar ela fixa em um único ponto.


O material consegue se reduzir até metade do seu tamanho e fica bem assim:



Ele pode ser facilmente encontrado em lojas de elétrica ou então em lojas online.


Se você ficou com alguma dúvida, nesse vídeo eu mostro direitinho como usar, tanto para consertar algum cabo quanto para evitar que eles se partam:



E para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page